O prazo de adequações dos campos das notas fiscais relativos ao IBS, CBS e IS da Reforma Tributária está caminhando para a sua reta final
Área do Cliente
Notícia
Cartão de crédito e seus novos cuidados de uso
Quando as transações não estão alinhadas com a renda declarada do titular, poderá exigir explicações adicionais ao Fisco
01/01/1970 00:00:00
Se você é titular de um ou mais cartões de crédito e tem o hábito de emprestá-los para um parente ou amigo, é melhor rever seus conceitos.
A Receita Federal informou que, a partir deste mês de janeiro, ampliou a fiscalização sobre as transações financeiras realizadas pelos contribuintes. Na prática, o órgão passou a receber os dados de operadoras de cartão de crédito.
Emprestar o cartão de crédito para outras pessoas gera o risco de interpretação de que o proprietário do cartão de crédito está recebendo valores não declarados à Receita Federal e, portanto, sonegando imposto de renda.
Portanto, o cidadão deve estar atento a essas mudanças.
Riscos de emprestar cartões de crédito
Um dos principais riscos ao emprestar um cartão de crédito é a responsabilidade pelas dívidas contraídas com ele, que permanece com o titular original.
Assim, em casos de uso excessivo ou descontrolado por parte do terceiro, pode haver um desarranjo nas finanças pessoais do dono do cartão.
Além disso, quando as transações não estão alinhadas com a renda declarada do titular, isso pode exigir explicações adicionais às autoridades fiscais. Apesar de o gasto ter sido feito por outra pessoa, ainda é no nome do dono do cartão que ele terá registro.
Essa perspectiva pode gerar desconforto e complexidade adicionais para o proprietário do cartão, especialmente num cenário de maior vigilância financeira.
Implicações para empreendedores informais
Empréstimos de cartões de crédito também apresentam desafios para pequenos empresários e autônomos, que frequentemente os utilizam para gerenciar suas despesas diárias.
Os ajustes nas regras de monitoramento financeiro demandam que esses profissionais tenham um cuidado redobrado com suas transações para evitar problemas futuros com o fisco.
Para esses empreendedores, a organização financeira e a transparência são fundamentais.
Documentar diligentemente todas as transações e garantir que seus registros refletem adequadamente seu fluxo de caixa pode ajudar a evitar complicações legais e assegurar que estejam operando em conformidade com as normas fiscais.
Impacto
O aumento da fiscalização sobre transações com cartão de crédito visa criar um ambiente econômico mais transparente e justo.
Ao combater possíveis abusos e esquemas fraudulentos, a intenção é assegurar uma concorrência equitativa no mercado, onde todos os participantes sigam as mesmas regras.
Este reforço na vigilância econômica beneficia tanto consumidores quanto empresas, ao garantir um sistema mais seguro e bem regulado.
Com a manutenção de práticas justas e legalmente amparadas, espera-se que a confiança no ambiente financeiro continue robusta.
Notícias Técnicas
O DCP é uma obrigação acessória, que deve ser entregue à Receita Federal pelas empresas produtoras e exportadoras
Ela tem como objetivo central ser uma fonte de informações para a Receita Federal, indicando as movimentações financeiras das pessoas jurídicas e físicas
A medida fortalece gestão financeira de pequenos negócios, oferece previsibilidade no fluxo de caixa e facilidade no cumprimento das obrigações fiscais
Decisão da Justiça do Trabalho reforça que empresas devem enviar telegrama para configurar abandono de emprego e evitar condenações trabalhistas
Notícias Empresariais
Negócios não mudam por decretos. Mudam quando os líderes mudam e mostram, com ações, o que esperam dos outros
Ferramentas automatizadas e práticas modernas de gestão têm transformado a forma como as empresas lidam com os gastos do dia a dia
A incorporação de critérios ambientais, sociais e de governança nas negociações coletivas ganha força no Brasil, exigindo preparo jurídico e estratégico por parte das empresas
Empresas precisam se adaptar a regras paralelas e investir em tecnologia fiscal
Isenções reduzem impacto econômico imediato, mas negociações seguem; governo busca cortar alíquota para setores estratégicos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional