Se atualize e saiba tudo sobre essa obrigação. Veja quem precisa enviá-la
Área do Cliente
Notícia
Lei da inadimplência pode ser derrubada
Projeto que acaba com a exigência do Aviso de Recebimento (AR) para informar o consumidor negativado está pronto para ser votado na Assembleia Legislativa
01/01/1970 00:00:00
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pretende colocar na pauta de votação da próxima semana o Projeto de Lei n° 44/2016, que acaba com a exigência do Aviso de Recebimento (AR) para notificar o consumidor da inclusão do seu nome nos cadastros deinadimplentes. A informação é de um dos autores do projeto, o deputado Carlão Pignatari (PSDB).
O PL n° 44 permite aos birôs de crédito, como a Boa Vista SCPC e o Serasa Experian, incluírem o nome do devedor em seus cadastros de negativados sem a autorização deste consumidor. A lei, entretanto, diz que será preciso informá-lo previamente, por escrito, da negativação.
Se aprovado o projeto, na prática, o mecanismo de inclusão de nomes nos cadastros voltaria a funcionar como antes de 2015, quando foi editada a lei Estadual n° 15.659, que implantou a obrigatoriedade do envio de AR no estado de São Paulo.
Essa obrigatoriedade tem gerado muita polêmica. Como o Aviso de Recebimento, em geral, tem de ser entregue em mãos ao destinatário, caso este recuse receber o comunicado ou não seja encontrado para recebê-lo, seu nome não poderá ser incluso nos cadastros de inadimplentes.
O problema é maior do que parece. Os birôs de crédito informam que após a exigência do AR ocorreu uma queda drástica na inclusão de nomes em seus cadastros, o que distorceu as estatísticas de crédito do Estado.
“Sem precisão nos bancos de dados, o risco para quem empresa dinheiro aumenta, o que pode tornar o crédito mais caro para o consumidor”, diz Marcel Solimeo, economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Ele lembra ainda que o consumidor inadimplente, que não aparece nos cadastros de negativados, pode se tornar um superendividado ao fazer novos financiamentos indiscriminadamente. “É difícil compreender como uma obrigação que aumenta os custos e reduz a eficácia de um serviço que funcionou bem por tantos anos foi aprovada”, diz Solimeo.
Entidades ligadas ao comércio, como a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), tentaram suspender a obrigatoriedade do AR no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), mas não tiveram sucesso.
A Constitucionalidade da exigência também é questionada no Supremo Tribunal Federal (STF). Há três Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adi) movidas no Supremo alegando que a exigência paulista estaria modificando dispositivos definidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que só poderiam ser alterados por lei federal.
Paralelamente a essas ações surge o PL 44/2016, que tenta resolver o problema internamente, já que foi a própria Assembleia Legislativa paulista que autorizou o uso do Aviso de Recebimento.
CONTRAPARTIDAS
Além de acabar com a obrigatoriedade de uso do AR, o Projeto de Lei n° 44 determina que os birôs de crédito disponibilizem em seus sites manuais ou cartilhas com orientações financeiras ao consumidor com o intuito de prevenir o superendividamento.
O texto do projeto também diz que fica assegurado ao consumidor do Estado de São Paulo o direito de consultar, gratuitamente, o seu cadastro pela Internet, sendo que a consulta terá de ser restrita ao próprio consumidor interessado.
Notícias Técnicas
Contribuintes devem revisar declarações e evitar penalidades severas até 30/09/2025
A Receita Federal esclareceu que é indevida a retenção de IRRF sobre honorários de sucumbência pagos a sociedades de advogados optantes pelo Simples Nacional
O entendimento responde à dúvida de um contribuinte prestador de serviços contábeis, optante pelo regime de caixa, sobre o tratamento tributário de valores a receber
Receita Federal esclarece, em soluções de consulta, quais percentuais devem ser aplicados no Lucro Presumido em diferentes atividades econômicas
Notícias Empresariais
O sol é mais do que uma fonte de luz: é um regulador do corpo, um potencial aliado contra doenças e até um “remédio natural” para a felicidade
Especialistas em negócios apontam 5 estratégias para reduzir o esgotamento emocional e manter times comerciais motivados diante de metas agressivas
Para governos, líderes empresariais e educadores, o desafio está em equilibrar inovação com responsabilidade, garantindo que a IA seja um motor de progresso
Empresas com área dedicada a ESG no Brasil chegam a 21%
Aprenda como inovar e impulsionar o crescimento, fidelizando clientes e maximizando o valor de vida útil das contas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional