Restituições no Simples agora exigem Pix; regra vale desde 9 de junho e não permite pedidos referentes a tributos pagos há mais de 5 anos.
Área do Cliente
Notícia
CNI propõe pacto de Estado de 25 anos para desenvolvimento sustentável do país
Em entrevista à Rádio Metrópole, presidente da CNI Ricardo Alban comentou importância de pacto nacional entre o setor privado e o poder público, e ressaltou importância da indústria para a economia
01/01/1970 00:00:00
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, propôs um pacto de Estado de 25 anos entre os Três Poderes, empresários e trabalhadores, com o objetivo de impulsionar o crescimento econômico e evitar uma recessão no país.
Ele reforçou a proposta nesta sexta-feira (7), durante entrevista ao jornalista Mário Kertész na Rádio Metrópole. “O primeiro ponto é que nenhum setor econômico pode ser protagonista desse processo. Estamos construindo um consenso dentro do setor privado, todas as confederações inclusive o setor financeiro. Já temos alguns alinhamentos e proposições”, afirmou.
“Sabemos que temos uma longa caminhada, mas se não dermos o primeiro passo não seguiremos o caminho (...) É preciso engajar todos os setores econômicos. Não é um pacto para este governo. Estamos chamando de Pacto Brasil +25, pensando nos próximos 25 anos. O objetivo é fazer algo construtivo, propositivo e crítico como política de Estado”, completou Alban.De forma concreta, o pacto busca um consenso em torno de metas fiscais e de políticas econômicas estruturantes, em busca do equilíbrio das contas públicas e de estímulos seletivos que assegurem a continuidade dos investimentos.
“Eu particularmente acho, principalmente onde estou, que nós do setor industrial fomos, no mínimo, omissos ao longo dessas últimas décadas. Tenho conversado bastante, tenho ido visitar grandes grupos industriais, porque nós temos que criar a mesma concepção entre nós mesmos, o mesmo valor de indústria, o mesmo valor da representatividade, assim como temos essa percepção do agro”, comentou o presidente da CNI.
Alban destacou como muito positivas as eleições de Hugo Motta para presidente da Câmara dos Deputados e de Davi Alcolumbre para a presidência do Senado Federal. Ele ressaltou a importância do diálogo da CNI com o Poder Legislativo. O segmento industrial vai lançar no dia 25 de março a 30ª edição da Agenda Legislativa da Indústria, que reúne os principais projetos acompanhados pela CNI no Congresso Nacional.
Números da indústria
Ricardo Alban observou que o ano passado foi muito positivo para o segmento industrial. “2024 foi bom para a indústria, que voltou a sentar na mesa e ser um prato importante. O faturamento da indústria cresceu em termos reais 5,6%, mas os números para 2025 estão se mostrando agora preocupantes”, alertou, mencionando a alta taxa de juros que vem prejudicando a indústria nacional.
Alban alertou que a indústria é fundamental para o desenvolvimento econômico brasileiro. “Queremos conscientizar todos de que a indústria está na vida de todos. Nenhum país consegue se desenvolver sem uma indústria forte. A indústria é quem dá suporte a tudo, inclusive ao agro”, enfatizou.
Notícias Técnicas
Tributação pode reduzir a margem de lucro no e-commerce, mas uma atuação contábil estratégica pode transformar esse impacto em vantagem competitiva
A tecnologia impulsiona a profissão, mas exige adaptação contínua para prosperar no mercado
Conheça os direitos garantidos pela CLT e o cuidado com a saúde neste tipo de jornada
Mirella Pedrol Franco, do Granito Boneli Advogados, analisa os impactos da mudança para as empresas
Notícias Empresariais
O que transforma essa visão em realidade não é só planejamento — é a capacidade emocional de sustentar a jornada com consistência
Capaz de processar muito mais informações que os seres humanos, a inteligência artificial já é uma realidade na gestão de recursos
Você já se viu diante do desafio de montar um time e ficou na dúvida sobre qual perfil de profissional escolher
O empresário não consegue prosperar sozinho; a riqueza que gera é compartilhada por muitos. O que faz o empresário é, em síntese, organizar a produção
Diante da dificuldade de cortar gastos, o governo apela para aumentos de impostos feitos no susto
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional