Começa a valer agora em maio a nova tabela do imposto de renda (IR), com a faixa de isenção progressiva mensal ampliada.
Área do Cliente
Notícia
Licença para trabalhar na rua: como começar?
Com o fim da pandemia da Covid-19 e a carência de oportunidades formais no mercado de trabalho, muitos brasileiros preferem apostar no comércio de rua para tentar a vida.
01/01/1970 00:00:00
Com o fim da pandemia da Covid-19 e a carência de oportunidades formais no mercado de trabalho, muitos brasileiros preferem apostar no comércio de rua para tentar a vida. Barracas, trailers, bancas, carrinhos e food trucks são alguns dos meios para quem quer vender produtos pela cidade, seja num ponto fixo ou andando pelos bairros. Porém, é necessário ter atenção antes de começar qualquer atividade, uma vez que cada município tem normas que devem ser acompanhadas por quem quer se aventurar pelas ruas para garantir o ganha-pão.
O primeiro passo, antes mesmo de pensar em vender ou comercializar qualquer produto ou serviço, é entrar em contato com a Prefeitura local, a qual de acordo com o seu regimento interno, poderá conceder uma autorização formal, que é uma espécie de licença, que o trabalhador precisa pedir para ter um comércio em espaço público.
Em São Paulo, por exemplo, para trabalhar em praças, parques, calçadas e avenidas, o comerciante precisa ter um Termo de Permissão de Uso – TPU. O número de licenças é limitado por região, e o pedido pode ser feito pela internet, por meio do programa Tô Legal.
Lançado pela prefeitura de São Paulo em julho de 2019, o projeto oferece um “mapa” para que o trabalhador interessado em atuar nas ruas tenha possibilidade de checar a disponibilidade dos pontos antes de solicitar a autorização. Ponto decidido, é hora de requerer o período desejado, que pode ser de 1 a 90 dias.
A autorização – importante ressaltar, temporária – só é dada após o pagamento do Documento de Arrecadação do Município – DAMSP, com valores que variam de acordo com o preço do metro quadrado da região escolhida.
Por sua vez, no Rio de Janeiro, os comerciantes devem ir a uma Inspetoria Regional de Licenciamento e Fiscalização – IRLF na área que quer ocupar, para verificar se há vaga disponível.
Em Curitiba, há pontos específicos para o trabalho de rua e a prefeitura está sempre divulgando novos locais. Portanto, para conseguir uma licença, a pessoa tem que preencher um formulário e enviar alguns documentos para a Secretaria Municipal do Urbanismo. A avaliação para a pessoa obter a autorização é feita de forma gratuita, mas há algumas condições a serem analisadas, como o tempo que a pessoa mora na cidade, por exemplo.
Portanto, o mais importante, antes de começar qualquer atividade nas ruas de um município, é procurar a prefeitura para agir de acordo com a lei e evitar problemas futuros.
Notícias Técnicas
Em live especial pelo Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, MTE destaca número de ocorrências, setores mais afetados e reforça a importância da prevenção nos ambientes laborais
Base de dados substitui gradativamente os sistemas Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)
O reembolso é feito quando o cidadão precisa comparecer à avaliação social/médica em localidade diferente de onde mora
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS (site ou app)
Notícias Empresariais
A partir de 26/03/2025, o MEI pode fazer até três pedidos de desenquadramento, mas há algumas condições para que isso ocorra
Expectativa do mercado aponta para a sexta alta seguida da Selic, com aumento de 0,5 ponto, chegando a 14,75% ao ano
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou alta de 0,43% em abril, 0,21 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada em março (0,64%)
Corte de até 20% no bônus surpreende auditores e é visto como retaliação à greve; Sindifisco promete intensificar mobilização
O limite individual para dedução é de R$ 3.561,50, abrangendo tanto os gastos do próprio declarante quanto os de seus dependentes. É crucial que o contribuinte esteja atento ao declarar essas despesas, evitando erros que possam resultar em penalidades
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.