A Lei 11.419/2006, que regulamenta o processo eletrônico, prevê esse limite
Área do Cliente
Notícia
Proatividade no Trabalho: Tudo Sobre Essa Competência Profissional!
Proatividade é a capacidade de tomar atitudes que não foram requisitadas e impactam diretamente nos resultados da empresa, sendo uma competência importante para uma equipe funcional e produtiva.
01/01/1970 00:00:00
A proatividade é uma das características mais procuradas entre os empregadores, já que é uma característica valorizada no ambiente de trabalho e até necessária para alçar carreira.
Afinal de contas, líderes e profissionais que ocupam altos cargos precisam ser capazes de ir além do que está a sua frente, ou seja, do óbvio. Antecipando situações e promovendo mudanças significativas.
E é aqui que uma confusão muito comum acontece, proatividade não é o mesmo que produtividade e trocar esses conceitos pode resultar em problemas na hora do feedback, por exemplo.
Para que você não cometa esse erro que criamos esse texto. Explicaremos não só o conceito, mas também oferecer insights valiosos sobre como nutrir esse hábito em si e nos demais colaboradores.
O que é uma pessoa com proatividade?
A pergunta o que é proatividade é mais comum do que você imagina. Em suma, é a capacidade de se antecipar a situações, propondo soluções e gerenciando recursos (humanos e materiais) a fim de manejar esses cenários.
O mais importante é que isso deve ser uma iniciativa própria e não aguardar por ordens de superiores para se movimentar.
Um exemplo muito prático de uma situação em que essa característica pode ser aplicada é uma torneira pingando. Uma pessoa proativa, ao encontrar esse cenário, fecha a torneira em vez de procurar o responsável pelo esquecimento.
Claro, essa é uma situação bastante esdrúxula quando comparada aos verdadeiros desafios encontrados em uma empresa.
O profissional proativo não atua sozinho: ele é capaz de ajudar seus colegas e de trabalhar em equipe.
O que é ter uma atitude proativa no trabalho?
De forma simples, os diretores e líderes de uma empresa esperam que suas equipes sejam autônomas, ou seja, não estejam presentes somente para executar ordens.
Liderar indivíduos que estão sempre à espera de ordens é extremamente cansativo e tende a prejudicar o andamento das atividades como um todo.
Isso porque, para construir uma equipe verdadeiramente produtiva, é importante ser capaz de delegar e confiar que os projetos caminharão sem a necessidade de uma microgestão por parte do líder, especialmente em um cenário de trabalho remoto, em que a gestão de tarefas é mais complexa.
Assim, ter uma atitude proativa no trabalho é não precisar ter tarefas e interesses geridos pelos líderes.
É ser capaz de vislumbrar projetos que ajudarão a empresa atingir seus objetivos e tirá-los do campo das ideias.
E ser proativo no trabalho não para por aí, também é procurar atualização constante na área de interesse.
Essa é uma característica muito apreciada dentro das organizações, visto que o mercado de trabalho é cada vez mais acirrado.
Contar com profissionais atualizados é uma baita vantagem competitiva.
Sendo assim, ser proativo no trabalho envolve uma combinação das características abaixo:
- inconformismo;
- determinação;
- iniciativa;
- visão de futuro;
- senso de oportunidade;
- networking;
- autoconhecimento;
- foco;
- responsabilidade;
- resiliência;
- adaptabilidade.
Notícias Técnicas
Sindicatos e entidades de classe autorizadas a cobrar suas mensalidades associativas diretamente dos benefícios previdenciários que seus filiados recebem do INSS
Ao longo desta semana, os dois países debaterão dispositivos do acordo e do ajuste administrativo
Presidente do INSS já disse que pagamentos serão feitos como parte do benefício dos pensionistas e aposentados. Mas ainda não há uma data nem uma logística definida para o ressarcimento.
Grupo Especial avança na construção de proposta de Plano de Ressarcimento Excepcional para os aposentados e pensionistas
Notícias Empresariais
Estimativa é que 42 mil microempreendedores individuais sejam beneficiados com o recurso. Em evento, instituição também fechou acordo de R$ 400 mi com o Sicoob.
A partir desta segunda-feira, 5 de maio de 2025, o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones que utilizam versões do sistema operacional iOS abaixo da versão 15. Isso inclui modelos mais antigos, como iPhone 4, 4S, 5 e 5C, que não são compatíveis com essa atualização. Essa mudança afeta diretamente os usuários desses aparelhos, que precisarão adaptar-se a novas soluções para continuar usando o aplicativo de mensagens.
Vagas passaram de 513 para 531 em razão do aumento da população
Indicador Inaf esclarece o que determina se uma pessoa é analfabeta funcional ou funcionalmente alfabetizada no Brasil
Médicos e profissionais da saúde que se organizam e buscam assessoria contábil profissional pagam menos impostos e trabalham com mais tranquilidade sabendo que estão dentro da lei
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional