A partir de 30 de maio, 4.730 agências dos Correios em todo o país estarão habilitadas para receber os segurados
Área do Cliente
Notícia
Falhas na comunicação são principal motivo de fracasso nos projetos das empresas
Pesquisa mostra que em 76% das empresas os projetos não dão certo porque os profissionais não sabem escrever bem, falar bem e se relacionar adequadamente com diferentes tipos de pessoas
01/01/1970 00:00:00
Entre as organizações ouvidas pelo estudo, 32% afirmam planejar sempre como farão seus projetos e 18% disseram que raramente adotam essa prática. Quase 60% não possui departamento dedicado para gerenciamento de projetos, mas 56% planejam implementar esse setor. Os segmentos que mais adotam o gerenciamento de projetos são Tecnologia da Informação (63%); Engenharia (35%); Produção e Operações (26%) e Recursos Humanos (15%). O estudo foi feito com 300 empresas de grande porte. Em entrevista exclusiva a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Américo Pinto diz porque o gestor de projetos é vantajoso também para os pequenos negócios.
Por que o gestor de projetos é importante?
Ele é um ponto de partida e também um integrador. Tem muita gente que imagina que gerenciamento de projetos seja voltado para grandes empresas, mas na prática isso não é verdade. Esse setor é útil para todos os portes. São os projetos que fazem com que uma empresa atinja seus objetivos estratégicos.
Mas qual seria sua real utilidade dentro de um pequeno negócio?
Uma empresa de pequeno porte que queira expandir tem que fazer isso por projetos. Se por um lado nas grandes empresas os projetos têm dimensão maior, nas empresas de menor porte eles serão menores, mas muito importantes porque os pequenos negócios não têm espaço para errar; ou têm muito pouco. É claro que um fracasso não é bom para ninguém, só que as grandes empresas têm "gordura" para queimar. Nas pequenas isso é menos evidente. Às vezes o empresário tem fôlego para uma tentativa só. Assim, os projetos tomam uma dimensão muito importante.
Como é feito o gerenciamento de projetos na maioria das empresas?
Em mais da metade não é feito, ou é feito de forma amadora, com base na intuição. Mas como em uma empresa menor o espaço para errar, como dissemos antes, é menor, é importante que haja profissionalismo.
De que área de formação deve ser o profissional que vai atuar com gestão de projetos?
A área em si não é tão relevante. Cada vez mais, nos MBAs de gerenciamento existem profissionais de diversas áreas. Claro que depende da área em que a empresa está inserida, mas todas as profissões estão sujeitas a trabalhar com projetos. Em tecnologia de informação, por exemplo, é obrigação do profissional ter esse conhecimento de gestão. A área de formação dos profissionais é muito técnica, e é justamente por isso que há problemas de comunicação. Cerca de 90% das disciplinas de um MBA são técnicas. Poucos lidam com liderança e comunicação. Às vezes é melhor um profissional que seja um pouco mais fraco na técnica, mas que seja uma figura integradora.
A comunicação ineficiente é mesmo um dos maiores problemas para que os projetos deem certo?
Sim. Nós constatamos, em oito anos da existência de nossa pesquisa, que esse é o principal problema. Grande parte dessas falhas de comunicação decorrem, como eu disse antes, do fato de nossa formação ser muito técnica.
E qual o papel do gestor de projetos nesse cenário?
O gestor de projetos é um integrador. Essa é a lógica da boa prática de um profissional dessa área. Ele precisa organizar os perfis diferentes dentro de um projeto e fazê-los caminhar na mesma direção. Ele precisa fazer o negócio acontecer. Se pudéssemos estabelecer três passos para o caminho do gerente de projetos, seriam basicamente os seguintes: Estabelece-se a meta, define-se o problema ou objetivo, e então:
1. O gerente de projetos precisa envolver todas as pessoas que detêm conhecimento do problema e de tudo que vai ser feito. Entender que tipo de profissionais serão necessários;
Notícias Técnicas
O INSS divulgou o cronograma de pagamentos para o ano de 2025, com destaque para as datas de maio. Este planejamento é essencial para garantir que os beneficiários recebam seus valores de forma organizada e dentro do prazo esperado
Medidas incluem investimento em comunicação, capacitação de auditores-fiscais e modernização da gestão orçamentária do Fundo
Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
Desde 2022, após decisão do STF a pensão alimentícia deixou de ser tributada pelo governo para se tornar isenta e contribuintes podem solicitar a restituição do IR pago nos últimos cinco anos
Notícias Empresariais
Com vídeos interativos e lives, plataforma ajuda marcas como a Parafinesse, de velas artesanais, a faturar em horas o que antes levava um mês
Trabalhar de casa se tornou uma realidade para muitas pessoas, e com essa mudança veio também a necessidade de garantir que as informações profissionais fiquem protegidas, mesmo fora do ambiente tradicional do escritório
Proposta apresentada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) em 1º de Maio, semelhante à PEC que tramita na Câmara, pode 'aumentar a informalidade e a desigualdade entre grandes redes e pequenos lojistas', afirma a Ablos
Quem já está no mercado de e-commerce há algum tempo provavelmente já está familiarizado com o conceito de marketplace. Lidar com conexões de sellers, matches, buyboxes e comissões é uma ideia que atrai e espanta muitos gestores de e-commerce
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional